Natércia








Nascida em Olinda (PE), sob o signo de Leão, onde cursou ballet clássico dos 4 aos 15 anos, atuou em diversos teatros locais, destacando-se o Teatro Municipal de Recife.
Radicada no Rio de Janeiro desde 1977, onde cursou moderno e jazz, com o mestre Nino Giovannetti.Pesquisando danças, ingressa em 1994, nas culturas africana e árabe, com Charles Nelson e Shadya, respectivamente.
Iniciou os estudos do flamenco na Casa de España em 1994 com Mabel Martin e Alberto Turina, aprimorando seus estudos com Yuri Ganko e Túlio Cortez.
Sentindo necessidade de desenvolver seu trabalho, fundou o Espaço Aberto Cultural de Danças, atual Espaço Flamenco Natércia Loureiro, sendo a sua Companhia intitulada Grupo Danças do Mundo, exibindo a pluralidade étnica da dança.
Em agosto de 1998 fez extensivos em Jazz e Tap Dance no programa Steps on Broadway em Nova Yorque.
Em dezembro do mesmo ano esteve em Madrid, onde tomou aulas de dança flamenca com Lucya Real, hábito que vem mantendo com regularidade até os dias de hoje através de outros mestres como Yara Castro, Cristóbal Reyes, Domingo Ortega, Mercedez Ruiz e “La Tati”.
Em 2000 fez parte da turma de flamenco de Simone Abrantes até meados de 2001 quando participou de aulas por 18 meses com Ricardo Samel.
Como resultado da concentração de seus esforços na cultura flamenca fez nascer em 2002 a Companhia Ballet Flamenco Centauros dando ao Espaço Flamenco Natércia Loureiro nova diretriz.