Dicas


Tablado Flamenco em Barcelona

 


Cidade de artistas arrojados como Gaudí, Picasso, Miró e tantos outros, Barcelona, point da região catalã espanhola, não é exatamente o lugar onde prosperem espetáculos flamencos. Normalmente, quando questionadas as recepções hoteleiras, nos são informados eventos extremamente caros e de perfil turistico.


 

Aí segue a minha dica:

  

 

TARANTOS - Situado no nº17 da Praça Real, aberto diàriamente entre 20h e 23h e ao preço convidativo de 3 Euros. Ambiente de agradável simplicidade onde se pratica um flamenco de raiz, belo, espontâneo. Imperdível!

Veja o mapa:

  

 

Tablado em Paris: 

 

EL BURRO BLANCO -Restaurant Espagnol

Com guitarristas da melhor qualidade que acompanham bailes ao som de Gipsy Kings,”el burro blanco” é uma excelente pedida para quem deseja degustar “paellas” sem dar importância ao trabalho artístico dos músicos e dançarinas que dividem os seus sons com o dos talheres das mesas.

Portanto, propaganda enganosa quando se consulta o almanaque semanal de eventos de Paris e lá se encontra: Tablado El Burro Blanco - flamenco…” Não se trata de flamenco propriamente dito, mas, sem dúvida lá se desfruta parte da Espanha quando se come, se bebe e se ouve, sem maiores envolvimentos artísticos, o ritmo bem conduzido do cancioneiro cigano.

25 Euros para curtir o jantar com o show. 10 Euros para quem quiser apenas vivenciar a arte acompanhado de um drink

79, rue du Cardinal Lemoine -75005 - Paris -Tél: 014 325 72 53.

  

 

Tablado em São Paulo: 

 

CAFÉ AMAN

Quem estiver passando por São Paulo - capital, numa quinta-feira e quiser ver um espetáculo flamenco de boa qualidade vá até o Café Aman, vai gostar. Nos outros dias da semana o espetáculo é árabe, com dança do ventre ou noites gregas com quebra de pratos. O preço varia em torno e R$15,00 e é aconselhável fazer reserva.

Av. Miruna, 396 Moema - Fone: 5041-9428/9399-0114.

  

 

TABLADO EM MADRI

Flor Perez e convidados é atração aos domingos a partir das 21:00h em um simpático restaurante situado na calle Lavapiés, 37, Madrid.O melhor é o preço, excelente, para se vivenciar o Flamenco em um espetáculo de boa qualidade: 5 Euros.

Calle Lavapiés, 37 - Madrid. Metro: Lavapiés.

 

  

Estúdios para classes em Madri

O estúdio para classes de dança flamenca mais em evidência em Madrid, é o já anomado Amor de Dios. Calle Santa Isabel, n.5 - la.planta - em cima do mercado Anton Martin - Madrid - Fone: 91 360 04 34 (direção de metrô: estação Anton Martin).

Outro estúdio é a Associación Cultural Flamenca Carmen Amaya. Situado em bairro menos central, esse estúdio oferece classes à partir das 18h atendendo níveis iniciante, intermediário e avançado. Curso intensivo de verão no mês de julho. Calle de la revoltosa, 8 Madrid - 28031 - Fone 91 332 15 40 ( direção de metrô: Estação Villa de Vallecas ). Convém telefonar antes de ir. O bairro inteiro só está disponível para o comércio das 11:30 às 14:00h e das 17:30 às 21:00h.

 

 

Feria Flamenca

 

                           Sobre os corpos ondulados das mulheres em Sevilha viam-se babados em movimento. Sem pátria, nem bandeira, vinham elas, assim como eu, de todas as partes e apenas movidas pelo cante único da cotovia da dança.

                          Caminhavam, com seus vestidos longos e colados até o joelho, motivadas pelo prazer da exibição, o rosto em festa, não importando idade ou condição social. A Féria de Sevilha, por ser popular, é do mundo. Observa-se a beleza na excentricidade do incomum, dando-se aos comuns o direito de serem raros. A flor, enorme e plantada em riste sobre os coques no alto da cabeça, incumbia-se, graciosa, de extrair de cada alma uma figura do pintor espanhol do século XVII, Diego Velázquez.

                           Partindo do Prado de São Sebastião atravessou-se a Avenida Maria Luisa. A Ponte dos Remédios, sobre o Guadalquivir, rio que falando dos seus louvores e amores corta Andaluzia, nos deu acesso a Féria , localizada no bairro que leva o mesmo nome da ponte-arco.

                             Andaluzia é mobilizada pela festa de abril. Vivencia-se, respira-se Sevilla em encontro único no coração que bate, pulsando em cantes e bailes 24 horas ao dia. Pessoas do mundo vêem buscar esta alegria incondicional de origem.

                             Tendas, mil casetas são distribuídas em espaços físicos pelo Bairro dos Remédios durante todo o ano, durante uma longa vida. Das privadas são titulares, em percentual significativo, os grupos sociais, políticos, ou simplesmente a famílias que pagam um aluguel mensal à prefeitura. Ali estão, podendo ser usadas quando quiserem. Organizados, comparecem aos pares, vestidos a caráter, ele de terno, ela flamenca andaluza, muitos trazendo música ao vivo. São os cantes sevillanos intermediadas por rumbas e algumas vezes um pop internacional. Das casetas públicas podem participar quaisquer, como os que não têm um grupo especial ou simples visitantes.

                              Centenas de pessoas estavam presentes a esta saudável orgia de cores, andando pelas ruas apinhadas e ostensivamente bem iluminadas. Logo atrás, um parque de diversões com brinquedos arrojados, a que chamavam “Inferno”. Vasta área de gastronomia e jogos diversos.

                                Cada noite se renova, neste espaço de luzes e diversão, onde o portal de entrada é representado por réplicas gigantescas das torres da Plaza de Espanha, que se juntavam através de arcos unindo seus pilotis.        

                    

   Texto de autoria de Natércia Costa Loureiro a ser publicado  no Livro "Viajando com Humanidade"